Buscar en La ciudad crítica

miércoles, 21 de octubre de 2015

O mundo do trabalho capitalista a partir de outro olhar: o que dizem os pavimentos do Complexo FEPASA (Jundiaí-SP)?

Comunicación




LUGAR: Mini de História, Faculdade de Ciências y Letras, UNESP, Assis-SP (Brasil)
FECHA: 22 de octubre de 2015
HORA: a partir de las 16h
SESIÓN: Movimentos migratórios, terra, trabalho e economia no mundo contemporâneo

viernes, 2 de octubre de 2015

Jornadas do Patrimonio Ferroviário



DATA: 19 Outubro, 2015
LOCAL: Auditório NEPAM/UNICAMP, Campinas (Brasil)

PROGRAMA: 

9:00 - Abertura

Odair Marques (Coordenador CIS-Guanabara),
Pedro Funari (UNICAMP)
Eduardo Romero (UNESP)

10:00 Mesa de abertura – Patrimonio ferroviário: questões e possibilidades de pesquisa

Comentador Pedro Funari (UNICAMP)
Eduardo Romero (UNESP) – Memória Ferroviária, um projeto de pesquisa de longo prazo
Juan Cano (pós-doutorando UNESP/FAPESP) – Estudo arqueológico transversal do Complexo das Oficinas da Companhia Paulista (Jundiaí, SP)
Samir Hernandes (UNESP) - O acervo da EFNOB: gestão do patrimônio documental ferroviário com novas tecnologias informacionais
Abertura para Debate (30 min)

12h-14h – Intervalo para almoço

14:00 – Comunicações de Pesquisa

(apresentações curtas 10-15 min)

14h - 15h50 - Sessão 1- Preservação e usos do patrimônio ferroviário

Comentador Tobias Vilhena (pós-doutorando UNICAMP)
Ewerton Moraes (mestrando UNESP) – O CONDEPHAAT e a proteção dos bens ferroviários do Estado de São Paulo (1969-1984)
Priscilla Kammilym (mestrando UNESP) – Conjunto ferroviário da Mogiana (Estação Guanabara): estudo sobre práticas de preservação e usos sociais do patrimônio ferroviário
Rafaela Rogato (mestrando UNESP) – Conjunto ferroviário de Mairinque: analise da articulação do patrimonio industrial urbano.
Luisa Trevisan Ribeiro (mestrando PUC/CAMPINAS) - Traçados urbanos e linhas remanescentes: gestão do patrimônio ferroviário nas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Intervalo


16h10 - 18h - Sessão 2 – Registro e Difusão do patrimonio ferroviário: novas perspectivas de estudos

Comentador Juan Cano (pós-doutorando UNESP/FAPESP)
Ramón Mendez (doutorando UAM/ Espanha) – Educación, Museos y Patrimonio Ferroviário
Lucas Correa (doutorando UNESP) – Patrimônio documental e a pesquisa em história de empresas ferroviárias
Luis Borato (mestre UNESP) – Ferrovia e Cidade – construção material da modernidade no interior paulista




jueves, 1 de octubre de 2015

Patrimonio ferroviario y arqueología industrial en el estado de São Paulo (Brasil): el Projeto Memória Ferroviária

Artículo

Autor: Cano Sanchiz, J. M.
Revista: Anales de Arqueología Cordobesa
Número: 25-26
Año: 2014/2015
Páginas: 279-307

Fig. 6: Vista general del foso del pasador y detalle de la pasarela o puente móvil

RESUMEN: El proyecto Memória Ferroviária (UNESP-FAPESP) es una propuesta de investigación transversal que utiliza el patrimonio ferroviario del estado brasileño de São Paulo como laboratorio para experimentar con nuevas técnicas, herramientas y estrategias de investigación, gestión, difusión y activación en materia de patrimonio cultural contemporáneo. En este texto se ofrece, en primer lugar, una visión sintética del mencionado proyecto. Seguidamente, se presentan los resultados preliminares de la reciente apertura en su marco de una línea de trabajo en Arqueología Industrial, focalizada en el registro, análisis e interpretación de un sector concreto de los talleres construidos por la Companhia Paulista de Estradas de Ferro en la ciudad de Jundiaí. En última instancia, este artículo pretende reivindicar el papel de la Arqueología en la interpretación del pasado reciente, así como defender nuevos modelos de trabajo caracterizados por la transversalidad y la interacción metodológica multi-disciplinar, que sean capaces de generar avance en el conocimiento y de fabricar recursos a partir del patrimonio.
PALABRAS CLAVE: Proyecto Memória Ferroviária, Complejo FEPASA de Jundiaí, patrimonio ferroviario, Arqueología Industrial, interdisciplinariedad.

ABSTRACT: The Projeto Memória Ferroviária (Railway Memory Project, UNESP-FAPESP) is a cross-disciplinary research project that turns the railway heritage of São Paulo state (Brazil) into a laboratory for testing new methodologies, tools and strategies regarding the research, management, dissemination and activation of the contemporary cultural heritage. This paper offers, in the first place, a brief view of the mentioned project. Secondly, the text presents the preliminary results achieved with the recent opening of a research line in Industrial Archaeology in the general framework of the Railway Memory Project, focused on the survey, analysis and interpretation of a certain area of the workshops built by the Companhia Paulista de Estradas de Ferro (Paulista Railway Co.) in Jundiaí city. Finally, this article intends to defend the contribution of Archaeology to the understanding of the recent past, as well as to promote new cross-disciplinary working ways that, based on methodological interaction, are capable to produce knowledge advancement and new resources from cultural heritage.
KEY WORDS: Railway Memory Project, Jundiaí’s FEPASA Complex, railway heritage, Industrial Archaeology, cross-disciplinarity.